quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial

Na última segunda-feira, 25 de janeiro, a tradicional passeata de abertura do Fórum Social Mundial ocorreu mais uma vez na cidade de Porto Alegre, que volta a sediar o Fórum que está em sua 10. edição. 
O FSM foi inicialmente criado em contraponto ao Fórum Econômico Mundial que se realiza anualmente na cidade de Davos, Suíça.

Segundo sua própria organização, "o FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo."

Diferentemente da edição do ano passado que contou com a presença de 5 Chefes de Estado - Lula e seus contra-partes bolivarianos Chávez, Morales, Correa e Lugo - a edição deste ano não parece ser muito badalada, entretanto, conta com a participação do presidente Lula.
Ao participar da edição que marca os 10 anos do Fórum Social Mundial em tom de despedida, o presidente Lula respondeu a cobranças dos organizadores do evento, exaltou as conquistas sociais do seu governo, e tentou reaproximar-se definitivamente dos movimentos sociais que sustentam o maior encontro da esquerda mundial. (leia reportagem do Correio Braziliens sobre a participação do presidente Lula no FSM)

Veremos se esse discurso se manterá amanhã quando nossa presidente estará diante 'dos louros de olhos azuis' em Davos...

3 comentários:

  1. Voce viu que ele cancelou a ida a Davos? Será que decidiu ficar quieto pra não correr riscos com os "improvisos" dele? Afinal de contas ia receber o prêmio de "Estadista Global".

    ResponderExcluir
  2. Pois é, soube agora que ele cancelou a viagem a Davos, mas foi por problema de saúde. Ele passou mal em Recife, crise de hipertensão, e resolveu cancelar a viagem para descansar em São Bernardo do Campo.
    Agora, cá pra nós, já que ele não vai trabalhar mesmo, vai descansar, que descansasse na estação de esqui de Davos né, fugia desse calor infernal, fazia um boneco de neve, recebia o prêmio, aparecia para o mundo e voltava, mas ele prefere SBC...

    ResponderExcluir
  3. Se pensasse não falava as abobrinhas de sempre...

    ResponderExcluir